Benefícios dos exercícios físicos

Veja como as partes do corpo se beneficiam com a prática de atividades físicas.

1 - Cérebro: proporciona sensação de bem estar. Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos e ansiosos. Melhora o controle do apetite.
Como funciona: a atividade física estimula a liberação de substâncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central.

2 - Nariz e Garganta: reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.
Como funciona: a atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos (componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.

3 - Pulmões: melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio.
Como funciona: a atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxigênio pelo pulmão. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

4 - Coração: melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor). Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc.). Aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.

Como funciona: estimula uma melhor vascularização (aumento da irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão. Reduz fatores de risco para artérias coronárias - como pressão arterial e colesterol.

5 - Barriga: facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado Combate a obesidade.
Como funciona: reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

6 - Pâncreas: facilita o controle do diabetes.
Como funciona: diminui a resistência à ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

7 - Pernas: diminui edemas, varizes e o risco de trombose.
Como funciona: aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente para o coração.

8 - Vasos Sangüíneos: reduz obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos.
Como funciona: reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

9 - Músculos: fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade.
Como funciona: a atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo.

10 - Ossos: reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.
Como funciona: estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).